A Bioplastia consiste na injeção de micro esferas de PMMA (Polimetilmetacrilato) diluídas em uma substância carreadora absorvível (colágeno bovino, carboxi-metilcelulose, meio aquoso) sendo comercializada com diversas marcas. No Brasil, é liberada pela ANVISA a comercialização das marcas Metacryll e NewPlastic, porém apenas para utilização em pacientes com AIDS, que freqüentemente sofrem com lipodistrofia na face (perda de gordura no rosto), sendo limitada sua injeção a 1 mL por área tratada.
Estima-se que cerca de um milhão de pessoas já aplicaram esses produtos (polimetil-metacrilato) em seus corpos no Brasil, sendo que 30% das complicações são oriundas de cirurgiões plásticos e dermatologistas e 70% são de médicos que fizeram cursos de medicina estética.
“O problema é que estes cursos são realizados em um final de semana e dessa forma não se pode avaliar os resultados a longo prazo”, -, e ainda, "A Medicina Estética não é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina , e portanto, não deveria ser acreditada como sendo uma entidade séria. Tais cursos formam profissionais mal-preparados e que utilizam procedimentos ainda pouco estudados."
O campeão das complicações o PMMA, que pode causar granulomas (nódulos), reações inflamatórias persistentes (até meses ), assimetrias faciais, ulcerações e perdas de substâncias (necroses).
Esse produto só foi liberado para o uso em pacientes com sequelas da Aids, porém vem sendo usado inadvertidamente há cerca de dez anos.
Apenas um mililitro do produto pode causar sequelas que levam até cinco anos para serem tratadas com resultados satisfatórios, e que levam a problemas psicológicos de auto-estima e auto-imagem, necessitando de três a sete cirurgias corretivas
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o Conselho Federal de Medicina alertaram à população sobre os perigos do uso da bioplastia, principalmente pelo fato de não haver muitos estudos sobre o comportamento do produto no corpo humano e nem garantias de segurança a longo prazo
fonte: http://www.clinicasilhouette.com.br/video/cirurgiao_plastico_alerta_sobre_bioplastia-32.html
http://www.oblogdeplastico.com/2009/12/bioplastia-e-seus-riscos.html
Complicação após infiltração com PMMA - Observar extensa área de necrose em hemiface direita (asa nasal, lábios superior e inferior, e parte da região bucinadora).
coloquei difusor pq as imagens realmente impressionam muito. Site de origem:
necrose em tecido da pele, após sangramento...
Quando vejo essas fotos , ainda chego a me desesperar só de lembrar..., sabendo q ia necrosar a qq instante, sem dinheiro para a operação.. Qto sofrimento!
Que milagre em minha vida, meu Deus!!!! Qtas bençãos!
Olhem minhas fotos abaixo. Fiquei meses sangrando principlamnete nesta, mesma, região.
Esse é o Tiago, outra vitima... Teve perda total do nariz.